Veja o que está em cartaz no Teatro Caleidoscópio e programe-se.
+ Mais
 
  Teatro para adultos, adolescentes e crianças. Confira a programação de cursos do Teatro Caleidoscópio
+ Mais
 
Cadastre-se em nossa newsletter e receba as informações, novidades e promoções do Teatro em seu e-mail.
Nome: E-mail:
   
  Clique aqui e acompanhe a programação do Teatro Caleidoscópio  

Teatro Caleidoscópio publica
A CANOA DE PAPEL, de Eugenio Barba.

A CANOA DE PAPEL – Tratado de Antropologia Teatral, de Eugenio Barba, é um dos livros mais importantes do pensamento teatral contemporâneo, mas esgotado desde sua primeira edição, em 1994. Escrito em três décadas por Eugenio Barba, diretor do Odin Teatret, o livro reúne tradições ocidentais e orientais na mesma caldeira da Antropologia Teatral, para examinar o comportamento pré-expressivo do homem em estado de representação organizada. O resultado é uma obra indispensável para todo pesquisador das artes cênicas, um compêndio da história do teatro mundial, um legado de informações e ensinamentos que tem contribuído para nortear a prática teatral em todos os lados do planeta. A nova edição traz o selo do Teatro Caleidoscópio e da Editora Dulcina, que co-edita o livro.
A experiência com o Odin Teatret; o teatro asiático; os laboratórios e pesquisas de Grotowski; o método de ações físicas de Stanilsavski; a biomecânica de Meyerhold; o sistema de mimo de Decroux e os postulados de Craig, Brecht, Copeau, Mikhail Tchecov, Artaud e de outros “habitantes de tradições” possuem conexões teóricas e fornecem um amplo material para a análise de Barba e a compreensão do “corpo-em-vida”. Como o ator usa seu suporte sobre o palco – superando os condicionamentos habituais – para fornecer impactos e despertar o espectador?  Para responder a essa pergunta, Barba utiliza exemplos concretos, desenvolvendo conceitos como “presença”, “pré-expressividade”, “partitura física”, “energia”. O objetivo desse esforço é desvendar a “arte secreta do ator”, ou ainda, os princípios que governam o seu “bios cênico”.
O lançamento ocorreu no Teatro Dulcina, no dia 09 de novembro, às 19h, depois de palestra do autor e demonstração de trabalho da atriz Julia Varley. Os dois esiveram em Brasília para ministrar o workshop “Como pensar através de ações”, que aconteceu em regime de imersão numa chácara fora de Brasília, de 10 a 13 de dezembro de 2009.


 Voltar